sábado, 28 de setembro de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

7º ANO/4º BIMESTRE


Tempo previsto: 8 aulas.
Conteúdo: Saúde individual e coletiva. O que é saúde e agravos a saúde. Indicadores de Saúde.
Competências e habilidades: Ler e interpretar indicadores de saúde apresentados em forma de tabelas e gráficos simples.
Estratégia: Levantamento de conhecimento prévio, realização de atividade coletiva e individual para montagem de gráficos e tabelas e textos com suas interpretações.
Recursos: Lousa e caneta para lousa. Jornais, revistas, acessa escola. Apostila do aluno
Avaliação: Qualidade dos registros e discussões sobre a atividade; participação, cooperação e interesse no desenvolvimento das atividades propostas e em atividades propostas.


1.      Sondagem
Busca em jornais e revistas 1 exemplo de gráfico ou tabela para colar em seu caderno. Em seguida perguntar o que eles acharam e como é este gráfico,

2.      Problematização
Perguntar a cada aluno qual doença já teve e colocar o nome e a doença no quadro, demonstrando como fica complicado enxergar os dados. Fazer perguntas como: “Fica claro qual a maior e menor doença que o total de alunos da sala teve?”.

3.      Contextualização
Perguntar aos alunos: “Tem como eu deixar mais fácil a leitura do gráfico?” Organizar os dados na forma de doença e nome dos alunos. Se os alunos se manifestarem que fica mais fácil colocar a doença e o numero de alunos significa que os alunos estão progredindo. Em seguida mostrar aos alunos que podemos construir uma tabela com os dados e pedir que eles façam isto e coloquem um titulo condizente com a tabela. Fazer o mesmo para construir o gráfico. E pedir a eles que construam um texto sobre os dados que tem no gráfico. Fazer a interpretação do gráfico em seguida com os alunos.
Ø  Importante perguntas levantadas pelos alunos e brechas no discurso dos alunos são oportunidades para o professor colocar os conteúdos conceituais de saúde do Currículo do Estado de São Paulo.

4.      Busca de dados
Pedir aos alunos que achem um gráfico com dados oficiais e façam a sua interpretação na forma escrita.

5.      Aprendizagem significativa
Refletir com os alunos que tudo que foi feito ate aqui tem estas finalidades de juntar dados e pode-los interpretar com minúcias e para que consigamos planejar ações.  Comparar situação do gráfico feito por dados dos alunos e o da cidade e dados oficiais mostrando que os dados podem se tornar ações praticas.

6.      Aplicação em situações novas
Pedir aos alunos que transformem um texto jornalístico em dados no gráfico e que façam o inverso transforme um gráfico que pode ser o que eles acharam no inicio da atividade em texto.

7.      Avaliação
Durante o processo o professor precisa estar atento as perguntas dos alunos e as respostas que dá para poder avaliar todo o processo de aprendizagem do aluno. Avaliando o aluno deste o inicio ao final da atividade.


8.      Recuperação

Aplicar mais um texto, diferente, para interpretação e montagem de gráfico com a intenção de localizarmos o ponto que o aluno não compreendeu e ajudá-lo a entender.

Ø  Importante: durante toda a situação de aprendizagem devemos recuperar o aluno, afinal ele caminha de mãos dadas conosco na estrada do conhecimento e somos nós que os seguramos quando estes tropeçam. E a avaliação, em conseqüência. 



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